Hipnose Ericksoniana ou Hipnose clínica

Hipnose Ericksoniana ou Hipnose clínica

A Hipnose Ericksoniana é um método adaptado à personalidade dos indivíduos, respeitando as reações individuais nas situações de transe hipnótico. Nessa perspectiva, a técnica considera o paciente como principal responsável por reverter seus próprios conflitos internos. 

Para isso, faz com que ele entre em contato com os recursos disponíveis em seu inconsciente. O papel do hipnoterapeuta, portanto, é apenas orientá­lo nessa autoavaliação.

COMO FUNCIONA

A Hipnose Ericksoniana procura conhecer a linguagem de cada paciente e sintonizar­se a ela para acessar o seu inconsciente. Como respeita os valores, crenças e padrões individuais, consegue atuar sem causar possíveis resistências que impeçam uma avaliação aprofundada.

Com isso, permite que o próprio sujeito entre em estado de atenção voltado para si mesmo, obtendo o autoconhecimento necessário na busca pelas respostas que solucionem seus conflitos.

Por meio das próprias vivências individuais, é possível elaborar estratégias de orientação e modificação mais assertivas, porque são especificamente voltadas para aquele sujeito. Dessa forma, a hipnose Ericksoniana é eficaz no tratamento de problemas diversos, como ansiedade, medos, angústias, depressão, entre outros.

Na Hipnose Ericksoniana, o terapeuta apenas coloca o paciente em contato com os recursos que ele mesmo dispõe em seu inconsciente, de modo que comece a desenvolver um conhecimento sobre si mesmo capaz de melhorar o que está atrapalhando a sua vida. Assim, a técnica pode promover intervenções que resultem em mudanças no comportamento do paciente.